# Dia 40 - Filosofando sobre Felicidade - Parte 4

10/08/2010





Oiesssssss... e ai?
Gente, peguei essa frase do msn do meu brother e adorei : "Não grite sua felicidade tão alto. A inveja tem sono leve." Tem a ver com aquilo que falei aqui.. Cuidado pessoas. Ai ai ai... a inveja é um veneno que se espalha pelo ar... 

Bem.. continuando nossa "filosofia" sobre felicidade.. quero expor algo que pensei bastantão ontem sobre esse assunto.
Existe uma diferença muito grande entre felicidade e euforia e entusiasmo. Algumas pessoas confundem felicidade com euforia.

Gente, a felicidade é uma condição da nossa alma. É o caminho que escolhemos caminhar diariamente. A euforia é uma reação que temos mediante um objetivo conquistado. 

Algumas pessoas me responderam dizendo que só somos felizes quando alcançamos um objetivo. Isso não é verdade.

Vou citar um exemplo super pratico e empírico. Estou casada ha 8 anos. E até ontem (Obrigada Pai), eu não tinha uma maquina de lavar roupas. Sempre lavei as roupas no tanquinho, e algumas vezes precisei lavar na mão. Meu primeiro tanquinho escafedeu-se e precisei comprar um outro, que por sinal me deu mais trabalho que o primeiro. Enfim, nos últimos meses eu venho lavando roupa praticamente na mão. Isso me deixou bastante chateada porque eu tenho Tendinite no braço direito todo, até o pescoço, uma tristeza.. e Dói gente, voces nao fazem ideia... Então, lavar roupa na mao pra mim estava sendo uma tortura. No entanto, meu estado de alma apesar desse sofrimento, era feliz, sabe porque? Porque apesar de eu sentir muita dor no braço, eu TENHO os braços. Ja pensou? Eu tenho meus braços perfeitos gente !!!!... Além disso, eu tenho roupas pra ser lavadas mesmo que na mão. Tenho roupas da minha familia maravilhosa. Tenho agua na minha casa. Tenho condições para comprar o sabão pra lavar a roupa... isso é motivo de sobra para ser GRATA.

Então ontem comprei minha maquinha de lavar roupa, e sai da loja EUFORICA. Embora eu já fosse feliz mesmo sem a maquina, estou com sensação de euforia... POREM, olha que interessante.... essa sensação de euforia vai passar assim que eu me acostumar a lavar as roupas com a maquina.

Conseguem compreender a diferença? Eu poderia ser muito infeliz, e só ser feliz quando comprasse a maquina. Ai, quando me acostumasse com a maquina, voltaria a ser infeliz.

É isso que muitas pessoas nao compreendem. Acham que euforia por conquistar alguma coisa é felicidade. Mas quando essa euforia acaba, a pessoa volta ao estado de alma infeliz, depressivo e mal humorado.

Imagina um carro. Velho, caindo aos pedaços pronto pra ser enviado pro Lata Velha do Caldeirão do Huck *rss...entao voce resolve vender essa lata velha.. o comprador vai te perguntar: Qual o estado do carro? E voce será obrigado(a) a responder: o estado dele é velho, tá caindo aos pedaços.

O carro é a nossa alma. Como está o estado da sua alma? Está machucado? Triste, angustiado, depressivo? É melancolico, mal humorado, infeliz? Você é do tipo de pessoa que se sente vazia e triste e passa a vida esperando que algo acontece pra voce ser realmente feliz? 

Se sim meu querido, voce ainda não entendeu o que é felicidade.

A felicidade está dentro da nossa alma. É a condição como a sua alma vive. Diferentemente da euforia que é uma situação expressada fisicamente e que é passageira, a felicidade para quem já a entendeu, é permanente, diária. 

Se a felicidade é um caminho, e se você caminha pela estrada todos os dias, você faz a escolha em que caminho andar. Se no caminho da felicidade ou no caminho da amargura.

Quem anda no caminho da felicidade, terá imprevistos obviamente, como algumas pedras, chuvas, ventos... que são aqueles momentos em que voce se permite ficar triste por alguma situação, como a perda de alguém querido, uma perda de emprego.. uma doença e etc.. mas, assim que o vento se vai, voce continua trilhando no caminho da felicidade.

Mas, quem escolheu andar no caminho a amargura, caminha todos os dias com baixo astral, desanimando, cansado, depressivo, triste e mal humorado. Nesse caminho só há temporais.. e a pessoa caminha esperando em algum momento encontrar uma fresta nas nuvens onde aparecerá um raio de sol, ai, ela fica eufórica e pensa que está feliz. Mas logo as nuvens a cobrem novamente, e volta ao estamos de melancolia.

A felicidade é um caminho que nós mesmos criamos para nós através de nossas escolhas diárias. Eu escolho ser feliz todos os dias.e voce?

Como vimos no significado de felicidade, é uma condição de quem é feliz. É se contentar com o que tem. Veja, quando digo contentar não quero dizer conformar. 
Contentar = satisfação, ficar contente.
Conformar = acomodar-se, estagnar-se.

Viu como é diferente? Ser feliz é se contentar, satisfazer-se, ficar alegre com tudo o que tem. Mas infelizmente há pessoas que não são alegres com o que tem. Até pessoas que possuem muito, não se alegram com o te quem. Vivem infelizes porque acreditam que o que tem ainda não lhes dá motivo para alegrar-se.

Olha, tenho até vontade de xingar viu? (%#$%@*&¨%$), porque as pessoas mais infelizes são as pessoas mais ingratas.

Olhe pra sua vida. Você é uma pessoa grata? De verdade? Se sim, então voce sabe como ser feliz.

Poxa!!! Observe a sua vida.. e veja quantas razões voce tem para ser grato!!!

Ontem eu sentei em frente ao espelho por algum tempo, e me olhei fixamente nos olhos e disse: Andressa, eu te amo. Voce é linda. E agradeci.... Obrigada SENHOR pelos meus cabelos. Embora eu não tenha os cabelos como eu gostaria de ter, longos, volumosos, eu tenho cabelos e eles são bonitos. Obrigada.
Obrigada pelos meus olhos, esverdeados caramelados, lindos. E eu posso enxergar. Obrigada pelos ouvidos que com eles posso ouvir.. Obrigada pela minha boca, pelo meu pescoço.. por todos os meus órgãos que estão saudáveis e funcionamento bem. Obrigada pelo meu corpo, embora acima do peso, eu os tenho. Obrigada pelas minhas pernas, braços, mãos, pés e até pelas minhas unhas. Obrigada por todo o ensinamento que tenho recebido em minha vida. Obrigada por minha vida... 

Agradecer!!!! Esse é o maior segredo para a felicidade. Quanto mais voce agradece, mais feliz voce é.

A murmuração é a maior prova da infelicidade de alma.

E ai? voce ainda está esperando alguma coisa acontecer na sua vida, conquistar seu alvo tão desejado para sentir a euforia e acreditar que é feliz, ou, você toma a decisão de ser grata e alegre por tudo o que já tem até aqui e SER uma pessoa feliz?

A escolha é sua.. o que você escolhe?

No proximo post vou fazer uma linda e enorme lista de coisas que você pode começar a agradecer. Algumas pessoas até desejam ser gratas, mas não sabem como. Então vou ensinar, ok?

Até amanha.

Humor:
Mudar: Apego.. estou em treinamento..

Recadinho 1:
Galera de SP, olha.. a partir do dia 12, até o dia 22 acontece a 21º Bienal do Livro. Para os viciados em livros de plantão, não percam !!!! 

Recadinho 2: Em Setembro teremos Sorteio aqui no blog. Não percam tbm..Fiquem ligados pois haverá uma condição para participar do Sorteio ok?

Recadinho 3:  Quero dizer que to feliz por ter chegado aos 40 dias me amando!!!! É uma vitoria. Além disso, quero agradecer por 12 mil visitas nesses 40 dias. Fantástico!!! Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Recadinho 4:

- 23 - 
Quando me amei de verdade,
parei de desejar que a minha vida
fosse diferente e comecei a ver
que tudo o que acontece contribui
para o meu crescimento.

Extraido do Livro: Quando me Amei de Verdade
Kim McMillen & Alison McMillen


✽✽✽

4 comentários :

  1. você está certíssima. é bom lembrar a diferença entre felicidade e euforia. E percebo que na maioria das vezes estou mais eufórica do que feliz. é importante também reconhecermos onde colocamos nossa felicidade. Se é no marido, no namoro, no trabalho, no carro novo. Se der algum problema no nosso baú, perdemos tudo. Tornamo-nos infelizes e tristes. Eu tenho que aprender a colocar a felicidade em mim :) e escolher ser feliz apesar das circunstâncias.
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris..
    é isso ai. Olha, mas acredite, voce consegue. É um processo que somente voce vai ter que passar. Eu estou começando a viver nessa nova fase e te digo que é maravilhoso vc nao depender de planos ou objetos pra ser feliz. A felicidade mora em MIM, está comigo o tempo todo.
    Começe a agradecer e a se valorizar.. elogie a vc mesma, agradeça a vc.. não se menospreze.. vc vai ver que ser feliz não é dificil nao...

    Beijocas e obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Andressa, dicas para se amar tbem tem lá no blog com 8 motivos para ter uma vida saúdavel: se amar e amar
    http://mapaixonantes.blogspot.com/2010/08/8-motivos-e-1-consequencia-vantagens-de.html
    Beijos, Bia Santos
    Mulher Apaixonante: assim sou, assim serei

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga querida! Vim conhecer sua nova casinha! Amei! Vc começou o post com uma frase que vou levar... sobre a felicidade e a inveja... é a mais pura verdade! Rsrsrsrs.
    Desculpe-me a demora em respondê-la. Cheguei hoje em BH para um congresso de Pediatria.
    Beijocas.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa