{Banho de Assento}

03/08/2017





Imagem: Gettyimages


Como fazer um banho de assento para aliviar dor?

O banho de assento é uma maneira  muito recomendada por médicos para aliviar os sintomas de uma crise de hemorroidas, irritação, ardência ou coceira na região genital e perto do ânus.  A água morna do banho de assento aumenta o fluxo sanguíneo para a área perineal. Isto diminui a inflamação e acelera a cicatrização.

Em que situações está indicado fazer um banho de assento?
  • No pós-operatório de cirurgia na vulva ou vagina,
  • Após parto vaginal,
  • No pós-operatório de cirurgia para hemorroidas,
  • Fissura anal,
  • Na crise de hemorroidas, dores neste local, na trombose hemorroidária,
  • Neste post vamos ver o que  é um banho de assento, quantas vezes e em que temperatura de tomar, e outras dicas para obter os resultados mais eficazes.


O que é um banho de assento?

Significa  colocar  o “bumbum” de molho, imerso em água. Geralmente uma quantidade de água entre 1 e 2 copos ( volume entre 200 a 400ml)

Como fazer um banho de assento?

Se você tem banheira ou bidê em casa, é só colocar o equivalente a 20 cm de água quentinha e sentar por 20 minutos, com a perna dobrada.  Desta forma, todo o períneo estará bem imerso dentro da água.

O banho de assento com a bacia encaixada no vaso sanitário.

Mas, se não tem banheira ou bidê, você pode usar  uma bacia que deve encaixar no vaso sanitário.  Esta é uma forma confortável de fazer o banho de assento, pois não existe a questão da dificuldade para se levantar, quando a bacia é colocada no chão.  E, se a água transbordar, ela escorre para dentro do vaso. Coloque a bacia encaixada no vaso, com a tampa do vaso elevada. Lembre-se de testar antes de sentar, para ver se está firme.

Coloque a água antes de sentar.  Também é possível usar uma piscina plástica inflável de criança. Costuma ser uma solução simples e barata.

O banho de assento com a bacia no chão.


Finalmente, se a bacia não encaixar no vaso, você a coloca no chão, sobre uma toalha estendida e senta nela, com as pernas para fora da bacia e os pés bem apoiados no chão, sobre a toalha.

Frequência e duração do banho de assento

Os banhos de assento devem ser feitos  2 a 4 vezes por dia.  A duração recomendada é de 15 a 30 minutos.

Qual é a temperatura ideal para o banho de assento?

A água morna, entre 30 e 40 ° C, é a recomendação mais convencional, já que corresponde a temperatura do corpo humano. O importante é não estar quente demais e você lembrar de experimentar com o dorso da mão, para evitar queimaduras.  Imagina se isto acontecer?

Experimente a temperatura da água!

Pode ser usada apenas água. Mas, também é possível usar um pouco de sal de cozinha, bicarbonato de sódio ou uma solução de hamamélis, pois tem propriedades anti-inflamatórias.

Quando terminar, seque delicadamente com uma toalha de algodão, sem esfregar.  Pode também usar lenços descartáveis próprios para este fim.

Quando terminar, lave muito bem a bacia e já a deixe pronta para o próximo banho de assento!

Fonte: http://institutosenior.org.br

✽✽✽
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa