# Dia 37 - Filosofando sobre Felicidade - Parte 2

07/08/2010





Continuando ...

felicidade
sf (lat felicitate) 1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança.
(Dic. Michaelis)

Em Latim, a palavra felix (genitivo felicis) queria dizer - originalmente - "fértil", "frutuoso" ("que dá frutos"), "fecundo". Mais tarde felix tornou-se  sinônimo de "afortunado",  "alegre", "satisfeito". A raiz de felix é indo-européia: *dhe(i) "amamentar".

Ainda falando sobre felicidade.. No post anterior falei que não devemos responsabilizar qualquer pessoa, objeto, planos e até mesmo o Eterno pela nossa felicidade.
Agora queria filosofar sobre a origem do nome Felicidade e seu significado.

A origem da palavra Feliz vem da raíz hindu-européia *dhe, que quer dizer: amamentar.
Logo, em Latim, essa palavra tem origem em Felix, que significa fértil, ou que dá frutos. Acho interessantíssimos recorrer sobre essa origem, afinal, ela revela segredos importantes sobre o que é, realmente, a felicidade.

Pensem em uma mãe amamentando o seu filho. Para a mãe e para o bebê, esse é o momento de maior plenitude para os dois. Para ambos, a amamentação dá uma sensação de bem-estar e realização. Dá ao  bebe sensações de conforto, proteção, nutrição.. E dá para a mãe a sensação de completude.

Não é em vão que a raiz da palavra felicidade vem de amamentar. Amamentar é uma grande felicidade. Amamentar é como dar frutos. A mãe produz o 'fruto' para sua cria. E a  mãe que tem filhos é fértil. Ligando sua origem com seu significado, ser feliz é como amamentar, trás bem-estar e contentamento. É o estado de quem é feliz.

Com isso podemos compreender melhor que, a felicidade não vem de fora, mas de dentro. Bem como a mãe que gera e dá luz a um filho e o amamenta, assim a felicidade não depende do outro, ela é gerada em nós, está dentro de nós. E a manifestação dessa felicidade que geramos em nós são os frutos que damos.

Ser feliz então é, resumidamente muito simples: Dar frutos. Percebe que ser feliz é DAR e não RECEBER.
Atos 20:35 Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: "É mais feliz quem dá do que quem recebe."
Ou em outra versão: (Atos 20:35) . . .‘Há mais felicidade em dar do que há em receber.’

Portanto, para sermos felizes não precisamos de muito. Apenas de um coração generoso e desprendido das coisas materiais. 

Só quero lembrar aqui também, que, a felicidade está EM NÓS e não em outros. E que, o outro apenas pode complementar essa nossa felicidade. Bem como a a mae e o bebe se completam, embora o fruto tenha sido gerado dentro dela.
Concordo que, ter fé e manter nossos olhos fixos no Criador e em seu filho Yeshua, nos dê a certeza da felicidade. Mas, discordo quando achamos que essa responsabilidade é Dele, e que, basta apenas ter Jesus em nossas vidas que Ele nos fará felizes. Não é por ai ...Ele nos mostra o caminho, e cabe a nós seguir ou não. Temos livre arbítrio e somos responsáveis por nossas decisões.. de ser feliz ou não, amar ou nao, perdoar ou nao ... 

Deixo esse video lindo da Eliana, com uma canção maravilhosa sobre Felicidade. Se você tem 30 anos ou mais, com certeza lembrará. Fez parte da minha infancia, e resume muito bem onde está a felicidade.


Dona Felicidade
Eliana
Composição: Michael Sullivan / Paulo Massadas

Lua lá no céu, 
Queijo pão de mel
Na ponta do pincel,
Mostra no papel aonde encontrar
A tal da dona felicidade
Perguntei pro céu
Perguntei pro mar, pro mágico chinês
Mas parece ninguem sabe, aonde a felicidade
Resolveu de vez morar
Até que um anjo me disse, que ela existe
Que é tão fácil encontrar
Bem lá no fundo do peito o amor é feito
É só você se entregar
E você vai ser muito feliz, 
É só na vida acreditar
E você vai ser muito feliz,
É só na vida acreditar
Lua lá no céu...
Lálálálálálálálálá
Lálálálálálálálálá...


... continua ...
Proximos posts sobre felicidade

- Dicas para ser feliz.
- Voce é feliz? 
- E a raiva? E a mágoa?
- Você é apegado?
- Corpo e Alma
- Viva o hoje
- Responsabilize-se
- Nao se culpe
- Nao se critique
- Elogie
- Agradeça
- Mime-se
- Aceite-se
- Algumas tarefas interessantes
- Ame
- Seja generoso

Emoções: Amamanentando!.. Ops.. tô feliz!!
Mudar: Rotina.




Ps: Fiquem ligadinhos. Em Setembro teremos um super sorteio aqui no Blog. Não percam!!!


Recadinho:
- 20 - 
Quando me amei de verdade,
passei a me sentir como um
presente para o universo e comecei
a colecionar lindos laços de fita.
Eles ficam pendurados na parede
do meu quarto, para me lembrar.

Extraido do Livro: Quando me Amei de Verdade
Kim McMillen & Alison McMillen


✽✽✽

Um comentário :

  1. Muito gostoso ler esse teu texto. Eu sempre achei que conseguiria ser feliz quando tivesse o cabelo liso, depois, quando arrumasse um namorado, depois quando tivesse uma cultura e uma carreira indiscutivelmente perfeita. E nessa última tudo que consegui foi infelicidade, porque esse perfeccionismo é um perigo. E agora fico brigando comigo mesma para entender que não preciso de carreira ideal, preciso me respeitar e me aceitar. Está tão difícil me desapegar dessa ideia de ser perfeita profissional e socialmente!!! Mas, pelo menos descobri que isso estava errado e que a felicidade não mora ali.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa