# Dia 36 - Filosofando sobre Felicidade - Parte 1

07/08/2010





Primeira coisa, quero agradecer a todos os visitantes do blog. Já estamos em 10 mil visitas num período de 35 dias. Isso é muito legal heim? Obrigada!!!!!!

Oi queridas pessoas. Bem, minha enquete sobre felicidade já está encerrada. Deixo aqui o link para quem quiser ver as respostas: http://www.panelinhafeminina.com.br/serfeliz.html

Bem, quero apenas filosofar sobre felicidade, não quero criar teorias nem fórmulas da felicidade, mas, compartilhar o que tenho aprendido e vivido sobre esse assunto. Sei muitos podem não concordar, alias, talvez não queiram concordar, não estejam abertos ainda para abandonar velhos (pre)conceitos, mas para outros talvez caia como uma luva.

Portanto, meu primeiro post sobre o assunto se dá com a pergunta da enquete: O que é Felicidade?

felicidade
sf (lat felicitate) 1 Estado de quem é feliz. 2 Ventura. 3 Bem-estar, contentamento. 4 Bom resultado, bom êxito. F. eterna: bem-aventurança.
(Dic. Michaelis)


Em Latim, a palavra felix (genitivo felicis) queria dizer - originalmente - "fértil", "frutuoso" ("que dá frutos"), "fecundo". Mais tarde felix tornou-se sinônimo de "afortunado",  "alegre", "satisfeito". A raiz de felix é indo-européia: *dhe(i) "amamentar".

Achei muito interessante trazer a origem da palavra felicidade além de seu significado. Fértil. Que dá frutos.
Diante disso eu me pergunto mais uma vez: O que é ser feliz?

Por muito tempo eu busquei compreender o que é realmente ser feliz. Por anos eu me dizia: Serei feliz quando me casar. Me casei, e continuei "correndo atras da tal da dona felicidade". E pensei: Serei feliz quando tiver filhos.. E olha ai, eu tive filhos!! Dois de uma só vez *rs... E minha busca não findou ali. Foi quando a "ficha caiu" e compreendi o que o escritos francês La Rochefoucauld quis dizer com: “Se alguém não encontra a felicidade em si mesmo, é inútil que a procure noutro lugar.”

Passei a compreender então que, a felicidade não está pelo lado de fora, mas sim, por dentro. Quem busca a felicidade do lado de fora jamais a encontrará. 
A felicidade é inerente a nós mesmos. Está dentro de nós, e não fora. Colocar suas expectativas no outro, seja pessoa , objeto ou objetivos, é fechar-se para o encontro com a felicidade. 

Existe uma tendência natural nos seres humanos em projetar no outro todas as nossas expectativas, sejam reais ou irreais, defeitos ou qualidades, e nos excluimos de toda a nossa responsabilidade. Seja em amar, perdoar ou ser feliz.

Somos condicionados a acreditar que devemos buscar sempre fora o que está inevitavelmente dentro de nós. Se não somos felizes, a culpa nunca é nossa, mas sempre do objeto o qual anexamos a responsabilidade de nos tornar felizes. Assim sendo, as pessoas julgam que só serão felizes SE, tiverem boa saúde, SE tiverem a casa dos 'sonhos', o carro do ano, muito dinheiro, emprego, carreira de sucesso, bom casamento e etc..... Mas, esquecem-se que, nada e ninguém tem o poder e a autoridade para nos fazermos felizes, a não ser nós mesmos. 

A felicidade é um caminho o qual devemos trilhar. E esse caminho é individual. Ninguém pode trilhar por voce, ou, ninguem pode te levar por esse caminho. Somente voce deve andar por ele.

Não é responsabilidade do outro, não é responsabilidade do Eterno te fazer feliz. Ele te dá o caminho, e voce escolhe andar por ele ou nao.

Na minha pesquisa percebi que muitos responderam dizendo que felicidade é (e tão somente é) ter Jesus em suas vidas. No entanto percebo que muitas pessoas dizem ter de fato Jesus em suas vidas e são infelizes?

Pensando bastante sobre isso, compreendo que a felicidade é como a chuva que cai para todos. Assim como o amor e o perdão são atitudes que NÓS  devemos tomar, a felicidade também o é. Como disse um pouco acima, é natural do ser humano "jogar" sobre o outro a responsabilidade de nos fazermos felizes, e isso reflete muito na religião.

Muitos dos religiosos são infelizes. Se estivesse nas mãos de Jesus fazer-nos felizes, obrigatoriamente todos os que recebem Jesus em suas vidas deveriam ser felizes. Mas essa não é a verdade. E me perguntando o porque, entendo que, a responsabilidade de fato é nossa. Unicamente nossa.

Existe entre mim e o Criador uma parceria, onde eu faço o que é de minha responsabilidade, e Ele faz o que lhe cabe. 

Lembram de Jesus e a ressurreição de Lazaro? Jesus poderia ter tirado a pedra do tumulo com seu poder, mas, Ele ordenou que tirassem porque isso seria possivel a eles.

Assim é com a felicidade. É nossa responsabilidade ser feliz. E o Eterno nos completa dando sua segurança, nos mantendo no caminho, e nos dando esperança de que, estando ao lado dele, essa nossa felicidade será eterna. 

É como a construção de uma casa. As ferramentas estão em suas mãos. Você deve construir a casa, e não o Eterno virá construir pra voce. E quando voce a construir, então o Eterno a susterá. Você não pode ter dominio sobre uma grande chuva que possivelmente derrubaria a sua casa, então o Eterno cuida disso pra voce, quando voce deposita sua confiança nEle. Mas, a responsabilidade de construir a casa é SUA, e não Dele.

Então, para ser feliz, não podemos colocar essa responsabilidade em ninguém. O outro, vem somar e trazer plenitude a nossa felicidade. Mas somente nós mesmos devemos trilhar esse caminho e construir a nossa casa da felicidade.

Devemos ser felizes porque somos felizes, e ponto. E nada tem poder de nos tornar felizes ou infelizes. A felicidade está aquém de qualquer objeto, pessoa ou planos. Faça chuva ou sol, devemos ser felizes. Com riqueza ou sem riqueza. Felizes.  Como disse Drummond: "Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."

E é aqui que eu quero concordar com Sócrates quando disse: "a felicidade se busca quando existe ética, moral, verdade, liberdade e quando se tem conhecimento de si mesmo e desapego com as coisas materiais."

... Continua ... 

Ps: Fiquem ligadinhos. Em Setembro teremos um super sorteio aqui no Blog. Não percam!!!


Emoção: Td ok. 100%.. tô de boa *rsss
Mudar: Rotina para dormir. Humpf!!

Recadinho:
- 19 - 
Quando me amei de verdade,
comecei a meditar diariamente, 
e descobri que este é um ato de
profundo amor por mim mesma.

Extraido do Livro: Quando me Amei de Verdade
Kim McMillen & Alison McMillen




✽✽✽
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa