# Dia 25 - Culpa, Regras e Preconceito

25/07/2010





Oi pesssoooasssss!!
Só fazendo um coments sobre o assunto que postei ontem sobre o vicio.. Elizete,  hoje eu estava conversando com meu marido justamente sobre o vicio de TER livros *rsss. Eu adoro ler. Adoro. Amo. Mas, ultimamente ando com muita preguiça de fazer qualquer coisa, inclusive ler. Estou com uma lista de mais de 20 livros pra ler, e semana passada comprei mais alguns livros, e ainda vamos em Agosto a Bienal do Livro para comprar mais. Porem, já avisei ao maridão que não vou comprar nenhum livro pra mim mesmo que esteja bem baratinho. Preciso aprender a controlar meu vicio de TER livros, e ler todos esses que estão aqui na fila. Para controlar as compras de besteiras como esmaltes, cremes, perfumes, shampoos e etc... estou fazendo uma listinha de tudo o que tenho para colocar na bolsa. Na hora da tentação, vejo se ja tenho o produto na listinha e não compro. Não quero mais ser essa louca viciada *rssss... preciso mudar, urgentemente *rsss

Então, falando de culpa. Um dia dessa semana eu fui dormir carregada de culpa. A Neura ficou quase 3h no meu ouvido me culpando por não ter cumprido algumas regras. A verdade é que eu venho estabelecendo algumas regras pra mim há muitos anos, como por exemplo fazer exercícios físicos ao final da tarde. Como dia após dia eu não tenho conseguido cumprir essa minha 'obrigação', me sinto culpada. -"Mais um dia Andressa, mais um dia, e você não realizou as suas tarefas!" E eu respondo: - "Amanhã, amanhã eu vou cumpri". E isso se sucede por anos *rsssssssssssss (ai que vergonha). Até que essa semana, quando acordei com a Neura buzinando no ouvido, olhei bem pra cara dela e disse: - QUEM FOI QUE DISSE, QUE EU SOU OBRIGADA A FAZER GINÁSTICA? 

Gente, eu não tenho obrigação NENHUMA de fazer ginástica. Essa verdade não é minha. É uma verdade da  mídia, que vive dizendo que precisamos ser magras, lindas, perfeitas, fazer ginástica todo dia e etc... Já não basta eu ter meus afazeres como mãe e dona de casa ainda tenho que cumprir regras que NÃO SÃO MINHAS? Dá licença!!! Meu avô morreu aos 98 anos, de velhice, e nunca foi a uma academia, tinha uma boa saúde, era forte e não precisou fazer ginástica nenhum dia de sua vida.

E pensando sobre isso, cheguei a conclusão que vivemos carregando culpa por não cumprimos verdades que não são nossas. 

Por exemplo: Você NÃO PODE deixar a louça suja na pia. Então, todos os dias você precisa lavar as louças antes de dormir. Porque? Bem, você nem sabe na verdade porque, mas faz isso mesmo assim, como uma regra, e, quando não lava a louça vai dormir com a Neura te culpando: -"Você não lavou a louça hoje. Você vai mesmo dormir sem lavar a louça?"

Ou, você vai dormir com uma listinha mental de tudo o que precisar fazer amanhã. Ai, chega amanhã você fica como louca tentando realizar tudo o que havia planejado. No final do dia, você percebe que ainda faltam muitas coisas para fazer e você não deu conta. Quase "exaurindo de exautão" (hahahaha, não resisti), você percebe que não dá pra continuar e vai dormir............ CHEIA DE CULPA por não ter cumprido a sua meta.

Ai eu te pergunto: QUEEMMMM foi que disse que você PRECISA cumprir TUDO de uma vez, em apenas 1 dia? QUEM? me fala.. quem?????? De quem é essa verdade? Não é sua.  Você está segundo uma regra, que muito, muito, muito provavelmente não é sua verdade, e sim de outra pessoa... da sua mãe, do seu pai, da mídia e etc... E você acha que, precisa cumprir essas regras à risca, caso contrário o mundo irá acabar. E quando por fim você não consegue realizar, culpa-se.

Eu entendi que, não tenho obrigação de fazer ginastica TODO DIA. Eu faço quando eu quiser e SE eu quiser. Eu não tenho que ser MA-GRA. Eu não tenho que ter corpão bonito... não tenho. NÃO TENHO! Portanto, dei um basta na Neura e ela não me incomodará mais. Pelo menos quanto a isso.

Ah, e eu também não preciso dormir me culpando por não ter lavado a roupa, ou por não ter arrumado a casa hoje para se dedicar às minhas coisas, porque eu não sou obrigada a realizar essas coisas como uma obrigação, todos os dias da minha vida. Eu faço quando eu quiser, e se eu quiser. 

Entendi que existem muitas verdade que eu vivo, que não são minhas. Regras e obrigação que me foram encucadas mas que não sou obrigada a segui-las. Eu construo o meu caminho e as minhas verdades.

Então meus queridos leitores, por favor, façam uma avaliação de suas verdades diárias e das culpas que carregam para a cama, e livrem-se de regras que não são suas. Pergunte-se se tal prática deve ser seguida exatamente da forma como você acredita hoje, ou se você pode ser mais flexível.

Abaixo deixo algumas perguntinhas como exemplo, mas sugiro que vocês criem suas próprias perguntas:

- Quem disse que sou obrigada a fazer ginástica todos os dias? Ou mesmo fazer ginastica uma vez na semana... Quem vai me condenar se eu jamais fizer ginástica? Ou quem vai me recompensar se eu fizer? Eu preciso MESMO cumprir essa regra?

- Quem disse que eu tenho que fazer sexo todo dia, e na hora que meu marido quer? (isso é um assunto para outro post. Tenha certeza que vou falar sobre ele *rsss)

- Quem disse que eu não posso comer chocolate, batatinha frita e tomar coca-cola? 

- Quem disse que eu não posso tomar aquela cervejinha?

- Quem disse que eu tenho que arrumar a casa todo os dias?

- Quem disse que eu nao posso ficar chateada e ter raiva de alguém que me magoou?

Pensem naquilo que vocês sentem culpa, e façam perguntinhas para descobrir como voce pode se livar dessa regra que nao é sua e da culpa, que sinceramente, voce nao precisa carregar.

Lembre-se sempre que, obrigação (mesmo) é aquele que você precisa fazer e você terá por ela uma recompensa ou uma punição. Por ex, você é obrigado a trabalhar. Você não pode simplesmente dizer: Não vou mais trabalhar, caso contrário você não irá pagar suas contas. E, trabalhando, você é recompensado com seu salário, ou, não trabalhando você é punido com a falta do salário.

Aquelas obrigações onde você não recebe recompensa ou punição, e que, se você não cumpre te tras culpa, precisa ser avaliada e remoldada. Talvez essa não seja uma verdade que sirva para você, e então você pode transformar isso que você acredita ser uma obrigação, em prazer. Ai, você realiza com satisfação (ou não realizada, já que prazer você sente se quiser) e não sente culpa.

Quanto a ginástica eu decidi: Não sou obrigada a fazê-la. Mas, vou fazer SE eu quiser, e QUANDO eu estiver afim, apenas por prazer. Ponto final. 

E quanto as regras e a culpa, o que tem a ver com preconceito? Simplesmente que preconceito é um conceito pre formatado, uma ideia, uma verdade de alguém, que aceitamos como nossa verdade e nosso conceito, sem buscarmos a raiz de sua origem. Simplesmente seguimos conceitos e regras sem conhecemos a "verdade verdadeira" sobre aquele assunto. Por exemplo: Há muitos anos eu declarei guerra aos Florais de Bach, e acreditava ser os Florais "eram do diabo" simplesmente porque alguém disse que era assim. Eu não fui atras da verdade sobre isso, e aceitei essa "verdade" dessa pessoa como a minha verdade. Até que um dia, muitos anos depois, eu fiz o Curso de Florais de Bach que destruiu completamente aquele meu preconceito sobre o assunto. Descobri a verdade real sobre o floral de bach. Esse tipo de atitude é preconceito. Conheço pessoas que fazem sermões quilométricos sobre assuntos que JAMAIS conhecerem de PERTO, tocaram, pegaram... Puro Preconceito. E assim acontece com inúmeras "verdades" que carregamos. Tudo o que você acredita, segue, faz e defende, apenas porque "sempre foi assim", ou, "me disseram que é assim", ou, "eu aprendi dessa maneira", mas você não buscou conhecer a origem de tal conceito, é um preconceito. Uma verdade que não é SUA, mas de outra pessoa. Uma verdade SUA, é aquela que você busca conhecer, busca respostas, e não sente-se culpado por deixar de "obedecer" a essa verdade, afinal, ela é SUA e você faz com ela o que quer e não o que acha que deve ser feito.

Abrindo uma observação sobre assunto, quero deixar claro aqui que estou me referindo a verdades relativas. Muitas coisas que são a MINHA verdade, não são necessariamente a SUA verdade. Mas, eu creio fielmente e sem pestanejar que a única Verdade Absoluta e Indiscutível é a Verdade do Eterno. À essa Verdade (toda a verdade) devemos temor e obediência, e sim, à esta verdade devemos sentir culpa e arrependimento ao quebra-las. Quanto às verdades triviais, devemos descobrir qual é a nossa verdadeira verdade e identidade. Fazer ginástica todo dia pode ser a sua verdade, mas não é a minha, e por isso eu não tenho que carrega-la e me culpar por não obedece-la. 

É sobre isso que quero que vocês meditem nesse dia. 

Amanhã as crianças começam as aulas novamente. Vou tentar postar mais cedo (veja bem, não sou obrigada, mas vou tentar, e não vou morrer de culpa caso eu não consiga, pois essa é a minha verdade).

Então queridos, é isso ai. Até amanhã, shalom shalom.

Emoção: Muito feliz. Autoestima está na boa. Alias, hoje me olhei no espelho e me senti muito mais linda que ontem *rsssss Eu me amo!!
Reflexão: Qual é a MINHA verdade? Eu sou mesmo obrigada a fazer isso?
Mudar: Vicio!!! Ah, por falar em mudar o vicio, já fiz um pacto com meu marido para ele me ajudar. Espero que dê certo hehehehe.

Tarefa:
Anotar as minhas culpas, e descobrir a verdade sobre elas.

Recadinho:

- 9 - 
Quando me amei de verdade,
reformulei meu conceito de sucesso
e a vida ficou mais simples.
Ah, quanto prazer isso me trouxe!

Extraido do Livro: Quando me Amei de Verdade
Kim McMillen & Alison McMillen










✽✽✽

7 comentários :

  1. OI, ENCONTREI SEU BLOG POR ACASO, E ME CHAMOU A ATENCAO ESSE DESAFIO. PUDE LER DOIS ARTIGOS, MAS TEM COISAS QUE QUE NAO CONCORDO, COMO POR EXEMPLO, EU GOSTO DE DEIXAR A COZINHA LIMPA A NOITE E ACORDAR E ENCONTRAR ORDENADA , SOMENTE PARA PREPARAR O CAFÉ DA MANHA, PORQUE SE DERREPENTE ACORDO ATRASADA ,POSSO SAIR DE CASA, E NAO DEIXAR AQUELA BAGUNCINHA CHATA. E SE DERREPENTE VOLTO COM ALGUMA AMIGA PRA CASA, OU RECEBO ALGUMA VISITA INESPERADA NAO PASSO AQUELA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  2. BEATRIZ: Minha querida, acho que vc nao entendeu a mensagem. Eu não disse que é certo ou errado deixar a louça suja ou não. Eu me referi a CULPA. Ha pessoas que se sentem CULPADAS se por acaso NAO fazem alguma coisa... eu citei a louça apenas como exemplo, ok? Se voce nao se sente culpada, então a mensagem nao se encaixa para o seu caso, certo?
    Mas, se algum dia voce por acaso deixar de lavar, e sentir CULPA por causa disso, então voce precisa aceitar que voce PODE (se quiser) ficar sem lavar a louça que não será PUNIDA por causa disso. A mensagem fala sobre culpa, e não sobre se vc pode ou nao deixar de lavar a louça..

    PS: Parabens pra vc que lava a louça todas as noites. As vezes eu não lavo. E não me sinto culpada por causa disso.
    Bjo


    Abraços querida, volte mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. Bem, parece que eu nasci para não cuidar de casa, kkk, eu arrumo, cozinho, lavo, passo, mas gostar, gostar mesmo?! só de curtir!!! quando eu era solteira, eu fui trabalhar na rua cêdo, e comia na rua, mandava minha roupa pra fora, a casa era minhas irmãs mais velhas que cuidava, hoje meu pai não gosta de tirar nada do lugar e encheu a sala de livros velhos, só vendo afff!!

    ResponderExcluir
  4. eu N LAVO A LOUÇA DEPOIS DO JANTAR, e não me sinto nem um pouco culpada por isso....kkkkkk
    antes eu me sentia sabe, que coisa eim, como lava louça é importante, rsrsrsrs brincadeira.
    Bem eu me sinto culpada sim quando deixo de fazer algo com a casa que eu planejei fazer e n deu tempo sabe, mas axo que é pq eu tenho sindrome de organição sei lá...de limpesa, ODEIO VER AS COISAS BAGUNÇADAS E SUJAS (com exceção dos pratos do jantar,rsrsrsr)
    Meu marido uma vez me disse " pra que tudo isso se nem visitas recebemos"...kkkkk, mas e se aparecer alguem de suspresa? é pq eu sou viciada em arrumação de casa mesmo...é isso...a unica culpa q eu sinto quando n faço é com questoa de tirar oeira dos quartos, coisa q eu sou obrigada a fazer pq todos aqui em casa são alérgicos e infelismente tenho essa obrigação...And, saudades de conversa com vc!!!! fica na paz!

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem achei o seu blog por acaso,ai pensei encontrei,algo que pode me ajudar a parar de me sentir tão culpada,a culpa e algo que acompanhou a minha vida inteira.
    Sou muito exigente comigo mesma,tenho uma filha de um ano e meio,agora minha culpa so aumentou,
    se deixo de cumprir algum horario dela me sinto muito mal.
    um abraço, adicionei seu blog nas minhas paginas favoritas.Pedrina

    ResponderExcluir
  6. Andressa, muito bom ter encontrado seu blog por acaso..(como se o acaso existisse...)
    Faz tempo que não faço mais nada só por obrigação. Já fiz muito de querer deixar a casa limpinha pros outros e nunca ser valorizada por isso, então falei...Se eu tiver com vontade eu faço...e sabe que isso não doeu nada?? rsrsrsrs
    Se der eu lavo a louça hoje, senão, ela vai ficar esperando por mim lá quietinha....uma hora eu lavo!
    Beijão pra voce.

    ResponderExcluir
  7. Já foi o tempo!!! Já me acabei com casa e não ganhei nada com isso.
    Agora aqui a rainha do lar sou eu rsrs... faço se eu quiser, como e na hora que quero. E tem outra, se eu mandar fazer e não for feito, eu não faço, pena que aqui não tem masmorra rsrsrs...
    Como eu gosto de casa limpa e organizada, tento ser organizada para não juntar bagunça nem trabalho. Mas se por acaso de acontecer de chegar visita e estar fora do lugar alguma coisa eu nem me abalo, é ruim heim!! Meu "nariz" é meu!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa