# Dia 15 - Mágoa x Desapego

15/07/2010





Oi pessoas queridas, tudo bem? Então quero falar um pouquinho sobre mágoa.
Antes de mais nada, vamos ver o que o Dicionário fala sobre Mágoa?


mágoa
sf (lat macula) 1 p us Mancha ou nódoa proveniente de contusão. 2 Desgosto, pesar, tristeza. Antôn (acepção 2): prazer, júbilo. Engolir as mágoas: sofrer ocultamente.

Puxa, que coisa!!! Mágoa pode significar mancha. Na verdade, o que sentimos quando ficamos mágoados, é uma dor, uma tristeza muito profunda, uma angústia. A mágoa parece que nos barra, nos impede de caminhar, de aceitar as pessoas. Cria de fato um bloqueio em nós, ou uma barreira de defesa.

Certa vez escrevi para um grupo de mulheres como eu enxergava a mágoa. E eu vejo a mágoa (não só a mágoa, mas o ódio, a raiva, a vingança e etc.) como um defunto que carregamos amarrados em nossas costas.

Gosto de olhar por esse ângulo, pois assim podemos tornar um pouco mais palpável esse sentimento tão abstrato.

Imagine uma pessoa, carregando um defunto nas costas. Essa pessoa está confinada a ficar amarrada com esse defunto, até que ele apodreça e se degenere até nao sobrar mais nada. Agora pense o que acontecerá com a pessoa sadia que está amarrada ao defundo, logo que este começar a se degenerar?

Se voce pensou certo, a pessoa sadia começará a apodrecer juntamente com o defunto em suas costas, e logo logo estará tão morta quanto ele.

Essa pequena estória resume o que é mágoa. O defunto à suas costas é a mágoa. E voce escolheu carrega-la. Ela ja está MORTA, e voce ainda assim escolhe carrega-la, até que ela apodreça em cima de voce, levando voce a apodrecer junto.

A mágoa nos adoece. O mal cheiro, a podridão, o peso do defundo nos causa doenças como cancer, osteoporose, problémas do coração e etc.. 

Você carrega esse defundo como um "bichinho de estimação". Você é tão excessivamente apegada a ele que não consegue abrir mão.

O ato de perdoar é a atitude de desapegar-se desse defunto. Eu não quero criar uma teoria da conspiração, mas acho interessante salientar que pessoas apegadas demais, seja a objetos ou a pessoas, pode ser alguém tão cheia de mágoa que talvez nem ela mesma saiba. E dependendo do apego, o defunto está tão atrelado ao seu corpo, que para retirar será muito, muito doloroso. 

Pessoas desprendidas tem maiores facilidades em se livrar do defunto Mágoa.

Voce precisa decidir se quer continuar carregando esse defundo, ou se prefere se livrar dele e continuar sua vida. 

A magoa aprisiona somente a voce. Ninguem, alem de voce mesma, irá sofrer com a mágoa que voce carrega. 

O perdão é esse desapegar-se. Perdoar não é um sentimento. Você não tem que esperar sentir que pode perdoar. Perdoar não é orar e pedir que o Eterno ajude você a perdoar o outro. Claro que com a oração o caminho fica muito mais fácil. Mas perdoar não é assim, pá pum! Perdoar é um caminho onde devemos andar até chegar no nosso objetivo, que é o enterrar o defunto.

Quando o enterramos, esquecemos.

Você já perdeu alguém querido? Eu já. Já ouviu dizer que todo mundo que morrer vira santo? É verdade! *rs
Quando a pessoa que amamos morre, dificilmente conseguimos nos lembrar dos seus defeitos, das coisas ruins, possíveis, que ela fez. Geralmente falamos dela com alegria, com amor, e lembrando apenas de coisas positivas.

Quando enterramos o nosso defunto da mágoa, esqueceremos. Além de nos tirar o peso.

Quando o perdão é de fato completo, então somos indiferentes ao que nos aconteceu. Não sentimos mais raiva ou ódio, mas também não quer dizer que vamos morrer de amor. 

Enfim, ainda vamos falar de todos os passos que damos no caminho do perdão, mas por enquanto vamos ficar por aqui.

Peço que você reflita sobre o que conversamos hoje.

Se você sente ira, fuga através da comida, bebida, sexo, drogas, raiva, se se sente afetada emocionalmente porque alguma atitude que alguém tem com você que de alguma forma, inconsciente, te remete ao seu passado, é muito provável que você ainda não tenha perdoado.

Muitas pessoas mascaram o perdão. Dizem que perdoou, mas a mágoa está apenas camuflada em outro personagem.. como os que citei acima por exemplo.

Fique atento. Se você entende que ainda carrega o defunto, se prepare para livrar-se dele.

Até amanhã. Shalom !

Emoção: Feliz. Me amando.
Refletir:  A única pessoa que sofre com a (sua) mágoa, é voce. Não perdoar, só faz mal a você.
Mudar: Irritabilidade. Impaciencia. ( A impulsividade já esta sendo domada genteeee *rsss )

Recadinho:

Obrigada a todos pelos comentários. Estou adorando saber o que cada um pensa. Continue compartilhando comigo ok? E por favor, não deixe de me contar se minhas reflexões tem lhe ajudado de alguma maneira. É importante eu saber.

Continuemos nos amando. Hoje e sempre!!!

✽✽✽

7 comentários :

  1. Nossa minha amiga, que mensagem muito boa! Vc escreve muito lindo. É muito verdade, a mágoa faz mal a nós mesmas. Eu não quero ficar carregando lixos. Sou livres! Amei! Um beijo! Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Oi And, Shalom!

    è verdade tudo o que vc falou, eu lembrei da conversa que agente teve pelo email...e pensei muito em tudo que vc mem disse...e estou pensando ate agora...como a amiga ai em cima falou vc escreve muito bonito mesmo, saudades das nossas conversar fica na paz amiga!

    ResponderExcluir
  3. parabens pelas mensagens e pensamentos profundos sobre o perdao que eu li esta manha. Mas tambem pela mensagem que exigiu pesquiza sobre a verdade. Gostei
    Antonio

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto!
    As vezes precisamos parar para pensar nisso, pois quando guardanos este tipo de sentimento, prejudica mais a nós mesmos do que a outra pessoa.
    Que Deus a abençoe! bjs

    May

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto. Realmente após lê e refletir pude constatar que ainda não perdoei uma pessoa que me foi muito próxima. Entendo assim, pq todas as vezes que me pego pensando nesta pessoa por muitas vezes fica um nó na garganta, e meus olhos se enchem de lágrimas. Peço até ajuda, pois quero me libertar deste sentimento que já até tentei e não obtive sucesso. Será que você pode ajudar-me.
    Que Desu te abençoe! Paz!!!!!!!
    E-mail:joandradematias@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. hehehe... tu nem imagina o tamanho do defuntão que já carreguei!!!!

    É mais não sou besta não, aprendi. O máximo que carrego agora é um dia, num dá tempo do bicho entrar em putrefação, é o tempo deu orar, entregar a Deus e arrumar coração!!
    Beijo linda!!

    ResponderExcluir
  7. Na verdade dizem quem perdoa esqueçe!!
    Mas como esquecer se meu esposo tem um filho que me trará sempre a mente de tudo que aconteceu!
    Nao convivo mas com ele porque a mãe não quer, mas sei que ele existe!!
    Então que posso fazer?

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa