# Dia 09 - Rejeição

09/07/2010





Ufa!!!! Acabei de chegar em casa. Fiquei na rua desde as 11h da manhã kkkkk... Como aqui em SP foi feriado, e resolvemos nã viajar, fomos levar as crianças ao Shopping. Assistimos ao filme Toy Story 3, quem não viu, veja. E quem já viu, assista novamente !!! *rs

Engraçado como esse filme fala sobre rejeição. abandono e como fui afetada por ele. Dá uma sensação de nó na garganta sabe? E algumas frases ditas no filme também são bastante significativas.

Depois fomos levar as crianças pra brincar no parque.. rodamos o shopping... fomos jantar fora... e etc... To morta de cansada !! Mal consigo pensar no que postar hoje.

Portanto, não vou me alongar. 

Minha reflexão hoje foi sobre rejeição, já que vi isso no filme. Ah, o filme também fala de desapego a coisas do passado... pois conta a historia do Andy que cresceu, vai pra faculdade e precisa se desfazer de seus brinquedos de criança. Achei a mensagem simbolica desse filme muito interessante. Então que tal voces assistirem, e depois podemos fazer um comentario sobre ele, o que acham?

Estou no processo de desapego, e o filme me ajudou bastante a elucidar algumas questões pessoais. 

Ah, heim gente !!! Filmes é uma ótima dica para quem deseja se conhecer viu? Os filmes trazem elementos que tem a ver com nossas vivências, e é interessante a gente perceber nos filmes aquilo que mais nos afeta, afim de entendermos pontos nossos que precisam ser conhecidos e tratados.

Por exemplo: eu sofri com rejeição, então pra mim filmes que mostram rejeição me afetam demais.. Eu choro, fico angustiada... No filme Toy Story, no momento em que Andy vai embora para a faculdade e deixa os brinquedos, eu senti uma dor no peito, chorei, me angustiei, porque de alguma forma eu revivi aquela angustia da rejeição. Eu sei que é um ponto que ainda dói. O meu processo é trabalhar tudo isso que eu vivi. 

Bem, ja to aqui quase babando no teclado kkkkkkkkkkkkkkk... Mas quero dizer que apesar de ter chorado no filme (que micão kkk ) estou muitooo feliz. Passei um dia super agradavel com minha familia, nos divertimos muito, e nos cansamos mais ainda *rs.

Entao tchauzinho, e meditem sobre onde voce se sentiu rejeitada, ou humilhada, abandonada, onde voce se sente mal amada... se precisar, liste cada um dos seus pontos.. 

Beijinhos e até amanha.

Emoção: Feliz. Me amando. Alegre.
Reflexão: Posso ter sido rejeitada por alguém, mas o mais importante é que em primeiro lugar o Eterno jamais me rejeita, e em segundo eu jamais me rejeitarei. Isso basta, não?
Mudar: Irritabilidade, Impulsividade

Recadinho:
‘Um soldado estava servindo longe do seu lar. Ele ficou arrasado quando sua namorada escreveu e acabou com seu noivado. Ela até pediu de volta sua foto. Ele foi para seus amigos e pediu todas as fotos de mulheres que eles não queriam mais, e as enviou para sua ex noiva com o seguinte recado: “Eu lamento que não consigo lembrar qual era você … por favor, tome sua foto e devolva as outras.”’

Como você tem lidado com a rejeição?


O sentimento da rejeição

Um dos mais terríveis sentimentos experimentados pelo ser humano é o de rejeição. Todos, em algum momento de nossas vidas o vivenciamos em algum grau. Consiste em sentir-se não querido, não amado, não aceito, preterido, discriminado, humilhado. Provoca sensação de abandono e de depreciação A rejeição pode ser real ou imaginária. A rejeição imaginária pode ser tão dolorosa que a rejeição real. Ocorre nos relacionamentos amorosos, na vida social, familiar ou no trabalho.

Algumas pessoas são mais sensíveis a esse sentimento. Muitas vezes basta um estímulo pouco significativo para sensibilizar uma personalidade já predisposta, que o interpreta como uma rejeição de fato. Habitualmente são pessoas com baixa auto-estima ou que sofreram em situações anteriores. São afetivamente carentes e apresentam maior vulnerabilidade, já que desejam amor e aceitação a qualquer preço. Uma critica pode significar humilhação e um pedido imposição.

Nas relações amorosas a sensação de rejeição pode precipitar sérias conseqüências. Ao iniciar um relacionamento o medo da rejeição é normal. Na medida em que a relação progride essa insegurança diminui. Porém, em pessoas predispostas, ocorre o inverso. O medo da rejeição leva à necessidade insaciável de segurança e tem o mesmo efeito da rejeição real. Como conseqüência, seu comportamento se molda de modo a gerar raiva em seu parceiro. A todo o momento tem de ser ressegurado do afeto do outro. Um detalhe, um tom de voz, uma resposta que ache evasiva, mobiliza o sentido de perda e abandono. Quando não está junto, sente dúvidas sobre os sentimentos do outro. A insegurança reforça o sentimento de rejeição e o sentimento de rejeição reforça a insegurança. Parece emitir a mensagem “faça o que quiser, mas não me abandone”, num constante estado de alerta a qualquer nuance que lhe soe rejeição. Finalmente a profecia se auto realiza. O relacionamento termina. A obsessiva solicitação, a desconfiança, o ciúme, acabam sufocando o parceiro que põe fim à situação.

Para qualquer um, o término de um relacionamento é desagradável. Pessoas emocionalmente maduras lamentam a perda, mas tocam suas vidas. Pessoas imaturas, com baixa auto-estima, resistem à perda, reagem a ela como se perdessem a si mesmas e não ao outro. O amor próprio, já precário é ferido e agora ela “quer porque quer” a volta do ser amado. Afinal, ela (e) é sua tábua de salvação, o “grande amor de sua vida!”.

A sensação crônica de rejeição leva à ansiedade, raiva, depressão, ao ciúme patológico e a pessoa pode procurar o lenitivo no álcool, droga ou comida. Em casos extremos pode levar ao suicídio ou homicídio.

Diferentemente do que pensam essas pessoas, a cura não é “encontrar um grande amor de suas vidas”. Só isso seria procurar mais motivos para se sentirem rejeitadas. Mas, encontrar a si mesmas, num trabalho de resgate da auto-estima que possibilitasse amar a si mesma para poder amar e ser amada pelo outro.

Tommaso
Psicólogo Clínico e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo.




✽✽✽

Um comentário :

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa