# Dia 62 - Filosofando sobre Felicidade Parte 18 - Tirando as máscaras

10/02/2011





Máscaras: Artefato usado no rosto para disfarce.
Disfarce, falsa aparência.

Antigamente -  não vou entrar no mérito da datação - os teatros eram feitos com máscaras para representar o papel do autor, ou personagem. A persona portanto, vem dessa ideia de máscara. Somos atores no palco da vida. Nós usamos máscaras em todo o momento. Escolhemos comportamentos de acordo com a impressão que queremos causar no outro.



A nossa maior justificativa para usarmos a máscara é que precisamos ser aceitos para pertencermos ao grupo, e então amados.


Pelo fato de fazermos usos de várias máscaras para cada grupo, acabamos deixamos a nossa verdadeira essência, nossa identidade.

É demasiadamente difícil vivermos sem nossas máscaras, no entanto eu os convido a tirá-las.

Como já falei várias vezes aqui, a felicidade está DENTRO de cada um de nós. Não precisamos do outro para sermos felizes. Alias, a felicidade é nossa escolha. As máscaras que usamos é uma demonstração de falta de confiança em nós mesmos, de amor proprio e de felicidade. Quanto mais mascaras usamos para sermos aceitos, menos nos amamos.

Procure aceitar-se definitivamente como voce é. Assim, voce encontra sua identidade propria e não dependerá da aceitação de ninguem para fazer parte do grupo e ser amado(a). O amor nasce de voce.

Identifique suas mascaras:
- Modo de falar muda de acordo com o grupo. (pessoa)
- Modo de vestir.
- Comportamento.
- Pensamentos.
- Reação a uma ação
- etc.

Quando voce está sozinha, voce pensa, age e reage de uma determinada maneira. Diante de um grupo (ou de apenas uma pessoa) voce muda seu comportamento para se adequar aquele grupo. Muitas vezes até seu tom de voz, sua expressão, seus gestos mudam de acordo com cada grupo. Sua identidade se esconde em cada mascara.

Procure encontrar sua identidade, especialmente quando estiver sozinha(o). Fique atenta as mascaras que voce usa para cada situação, e procure tirá-las uma a uma.

Com o tempo, voce usará menos mascaras, e sua identidade propria brilhará.

Não tenha medo de não ser aceita. Assim como as pessoas podem te aceitar por suas mascaras, também podem te aceitar por sua identidade propria. E creio eu, voce será mais aceita e mais amada quando mostrar quem de fato voce é. Isso é, desde que antes voce se ame também. Afina, como irão nos amar e nos valorizar se nem nós mesmos somos capazes disso?

Se voce se ama do jeito que voce é, então, seu amor emanará a sua volta e voce será amada como é.

Não deixe que as máscaras ofusquem a beleza da sua identidade. Tire-as já!

Recadinho:

- 39 - 

Quando me amei de verdade, 
consegui falar a verdade sobre 
meus talentos e minhas limitações. 



✽✽✽
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa