# Dia 60 - Filosofando sobre Felicidade- Parte 16 | Projetando

08/12/2010





Oies pessoas queridas. Td bem ai? Bem, eu estou cansadéerrrimmaa rsss.. mas tô bem. Ando sentindo falta de algumas pessoas por aqui, espero que estejam bem.

Quero falar sobre a projeção. Um mecanismo de deseja do sistema psicológico, que, enquanto não compreendido, nos impede de termos um profundo conhecimento de nós mesmos. 

O que é a projeção? 

A projeção é uma teoria criada por Freud e definida como um mecanismo de defesa psicológico, onde projetamos nossas emoções, pensamentos, sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas. Quando temos um pensamento "condenável", digamos assim, e não somos capazes de admiti-lo conscientemente, então, subconscientemente jogamos esse pensamento sobre o outro e o culpamos. 

Por ex, quando uma pessoa é preguiçosa, mas ainda não lhe está consciente essa sua preguiça, e, por medo de admiti-la, por defesa, ela projeta essa preguiça em outra pessoa, e começa a acusar o outro de preguiçosa.

Quando voce acusa, tem raiva, irritação etc.. por uma ou mais pessoas, devido a um determinado "defeito" que ela supostamente vê no outro, então, é muito provável que esteja projetando.

E é ai que atraímos para nós pessoas semelhantes. Muitos dizem que os opostos se atraem, mas a verdade é que os semelhantes se atraem.

Ja falei aqui que o outro é o nosso espelho, e somos espelhos dos outros, onde refletimos nele todos os nossos defeitos e qualidades. Somos reflexos uns dos outros, e portanto, todo aquele que se achega a nós, vem por ter semelhanças conosco. 

Algumas pessoas vem me dizer que não aguenta mais fulano, que fulano é falso, fulano é egoísta, fulano é isso e aquilo ... então eu digo: na verdade, quem é tudo isso, é voce mesma!!

Outras me falam: - eu só atraio gente ruim (óooohh, porque será?) só atraio gente falsa (óooohh).. Sabe porque? Porque voce atrai o seu reflexo. Nós só conseguimos nos ver atraves de um espelho. É atraves do espelho que voce vê seu rosto, seu cabelo, seu corpo e etc.... 

Mas, assim como só conseguimos ver o nosso corpo atraves de um espelho, só conseguimos ver a nossa alma atraves do outro, que é o espelho da alma.

Quando voce se olha no espelho, consegue perceber que, aquela imagem ali refletida (que é voce, mas, está refletido no objeto), está ficando com rugas, cabelos brancos, ou está triste e etc...

Assim, quando voce olha para o outro (que é seu espelho) voce pode ver o seu reflexo. Porem, como deseja, seu inconsciente verá no outro os seus defeitos projetados, e o culpará (ou o acusará, julgará, terá raiva, ódio e etc..) do proprio defeito seu, por não ter condições de assumi-lo conscientemente.  Sacou o que quis dizer?

Então a resposta do porque "só atraio gente ruim", é que na verdade, aquelas pessoas não sao ruim, e sim, apareceram na sua vida como espelho para revelar a sua alma, afim de que voce pode se ver por dentro. E enquanto voce não tiver consciencia disso, esse ciclo não irá mudar.

Portanto, pare um pouco de acusar e criticar o outro perto de voce, e, olhe para voce. O que é que tem dentro de voce que necessitas tanto de projetar no outro? Traga para sua consciencia, assuma os seus defeitos (ou qualidades), e seja quem voce é.. quando mais voce colocar em pratica se responsabilizar pelos SEUS defeitos, ou atos, pensamentos, sentimentos ruins e etc, menos voce precisará projetar, e menos voce ficará irritada com as pessoas.

Dessa forma, tudo a sua volta começará a mudar.. Voce vai atrair pra voce, pessoas semelhantes a voce. Então entenda que, essas pessoas que estão a sua volta, estão para revelar quem voce é. Quanto menos voce assume os SEUS problemas, mais pessoas "ruins" irão aparecer.. Quanto mais voce assume quem voce é, reconhecendo as projeções que faz no outro como seus proprios defeitos, menos "pessoas ruins" estarão a sua volta.

A vida é fantástica. Ela nos une a pessoas que representam exatamente o que somos, para nos ensinar a crescer, a se transformar. O maior exemplo disso são os casamentos. Sabe aquele defeito que voce ODEIA no seu conjuge? Pois é, ele pertence a voce !!

Os relacionamentos podem melhorar quando reconhecemos que nós temos defeitos, e paramos de projeta-los no nosso parceiro(a). 

Eu vivia reclamando por ex, que meu marido é muito quieto.. mas na verdade, ele estava refletindo o meu oposto, pois falo demais.. e com essa projeção, aprendi que devo ouvir mais e falar menos.. 

Então queriduxos, examinem o que voces andam projetando, reconheça que as pessoas à sua volta são espelhos para revelar o seu interior afim de que voce possa evoluir. 

Não existe pessoas más. Existem pessoas com qualidades e defeitos, os quais vemos de acordo com a nossa projeção. 

Voce reconhece quem voce é pelo o que voce tem projetado. 

(eu falo muito você ne? rss, mas serve para mim tbm, para todos nós)

Vou deixar uns exemplozinhos de algumas projeções, mas peço que você tente enxergar o que voce tem projetado no outro.

Voce está possivelmente projetando quando acusa o outro de:
- egoista;
- orgulhoso;
- falso;
- insubordinado;
- pecador;
- mentiroso;
- traidor;
- fofoqueiro;
- avarento;
- metido;
- e etc..

Lembre-se tbm, que nem tudo é projeção, claro. Algumas coisas são de fato defeito do outro que está beem exposto. Mas não nos cabe julga-lo por isso. 

A projeção é na maioria das vezes aquilo que voce detesta no outro a tal ponto que te incomoda, te tira a paz, e voce só fala desse assunto e etc.. Quando porém, voce vê um defeito no outro, mas isso nao interfere em voce e não te incomoda, não é uma projeção. O incômodo vem justamente pra te "cutucar" afim de que voce perceba que o que tanto te incomoda no outro, faz parte de voce.

Isso tbm serve para as qualidades viu? Quando voce vê uma pessoa que é super organizada, e voce se sente inferior a ela por isso, e exalta essa qualidade dessa pessoa a tal ponto que te incomoda não ser igual a ela, voce está projetando, e isso significa que voce tbm tem a mesma capacidade dessa pessoa.. só basta reconhecer e colocar em pratica.

Bem, é isso ai. Sejam felizes, reconheçam suas projeções, cresçam e apareçam rsss

Deixo mil beijinhos pra voces... por favor, deixem recadinhos pra mim ta? Amo amo rsss



Humor:
Mudar: Deixar de projetar.. e ser eu mesma !!

Recadinho:
- 38 - 
Quando me amei de verdade,  
deixei o perfeccionismo de lado  -esse carrasco da alegria. 

Extraido do Livro: Quando me Amei de Verdade
Kim McMillen & Alison McMillen

✽✽✽

5 comentários :

  1. Realmente vc tem o dom de nos deixar mas relaxadas, mas confiantes em nós mesmas, vc acertou no tema, que Deus continue te abençoando e dando sabedoria, fica na Paz 1

    ResponderExcluir
  2. Olá Andressa!Gostei muito dos posts sobre felicidade,e concordo com vc: felicidade vem de dentro,é uma atitude.Se não fosse,o Senhor Jesus não nos mandaria ter bom ânimo.Temos que tomar atitudes,renovar nossos pensamentos,o mais Deus fará.bjks!Itamara!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    É a primeira vez que passo por aqui e achei muito interessante este texto, parabéns pela forma que tratou um assunto tão amplo.

    BjS Cleo

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor a todos!quando me pego a pensar nas progesçoes MALIGNAS que tive a respeito de outros percebo que realmente na maioria das vezes fazemos o oposto que Jesus nos ensinou. NÃO JULQUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS.

    ResponderExcluir
  5. Oi,Andressa!Pois é nós fazemos muitas projeções, com certeza a gente atrai coisas semelhantes, atraimos aquilo que acreditamos, eu to precisando mudar minhas vibrações pois no quesito amor,só tenho atraido gente maluca, acho que eu ando maluca demais,rsrs.
    Beijosss

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa