Control+C/Control+V Importante

13/09/2010





13/09/2010 - 13h50

Com 12%, umidade relativa do ar volta ao menor nível do ano em SP



Do UOL Notícias

Em São Paulo


  • Tempo seco e céu poluído na manhã desta segunda-feira (13) na região da Mooca, em São Paulo
    Tempo seco e céu poluído na manhã desta segunda-feira (13) na região da Mooca, em São Paulo
Segundo a última atualização da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar em São Paulo atingiu os 12% --menor índice do ano. Entretanto, o órgão utiliza como valor oficial os obtidos pela estação convencional, que terá o próximo registro somente às 15h.
A Defesa Civil decretou estado de atenção no final da manhã. Neste início de tarde os índices baixaram ainda mais, chegando ao nível de alerta que foi decretado por volta das 13h30. O índice de 12% já havia sido registrado anteriormente este ano no dia 27 de agosto.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, caso a umidade alcance níveis inferiores aos 12%, serão tomadas algumas medidas preventivas como “a interrupção de atividades ao ar livre e a suspensão de atividades em locais com aglomeração de pessoas, como escolas, creches, shows etc".
A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera estado de atenção quando a taxa de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e abaixo dos 12%, estado de emergência. Com o tempo seco, a poluição aumenta favorecendo o surgimento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
De acordo com a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura, amanhã o tempo ainda segue seco na Grande São Paulo.
Já na quarta-feira deve chegar ao litoral paulista uma frente fria de fraca intensidade que deve causar mais nebulosidade do que chuva.
Qualidade do ar
Com o tempo seco também piora a qualidade do ar. Por volta das 13h, em apenas três dos 20 pontos de medição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a qualidade do ar era boa: Congonhas, Cerqueira César e Pinheiros. Em outras 14 estações a situação era regular e em três os dados não foram computados.

Entre os 19 pontos de medição situados fora da região metropolitana (interior e litoral), somente três apresentavam a qualidade do ar era boa: Jundiaí, Araçatuba e Campinas. Em 15, a qualidade era regular e em uma era inadequada (Cubatão Industrial - Vila Parisi e Vale do Mogi).
Recomendações
A recomendação da OMS para dias como estes é beber muita água, evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; regar os jardins, e sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia orienta o uso de compressa de água gelada sobre o rosto, caso os olhos fiquem irritados. Antes de usar colírios, é preciso consultar um médico, sobretudo para quem usa lentes de contato ou possui alguma doença nos olhos. A entidade também recomenda piscar várias vezes e evitar coçar os olhos.
A pele também merece atenção especial neste período. A Secretaria Estadual de Saúde recomenda evitar banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e usar sempre que possível creme hidratante.
“São cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença neste período de tempo seco, ajudando a manter a saúde e a qualidade de vida”, diz Ricardo Tardelli, coordenador estadual de Saúde.


Pessoal, por favor... se cuidem !!!!! O Tempo não tá pra brincadeira!!! Literalmente...
Bjoo


✽✽✽
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa