# Dia 47 - Filosofando sobre Felicidade - Parte 6 - Elogio

17/08/2010





Oiessssss.. e ai pessoas, td beleza? Espero que sim.... Nossa, aqui em SP ta bastante frio. To sabendo que em Curitiba o frio ta de rachar ne? Oh dó!!

Mas então.. estão felizes? Ah, eu tô!!! E cada dia mais viu? ..
Nós já falamos aqui sobre felicidade, que felicidade não é a conquista de um objetivo, mas uma condição da nossa alma. A felicidade é um caminho pelo qual andamos, e andamos diariamente. Felicidade não são apenas momentos ímpares em nossas vidas, mas um estado contínuo, onde podemos ter momentos de angustia sim, de tristeza sim, mas que não nos impedem de continuarmos felizes apesar de qualquer situação desagradavel.

Há uma passagem biblica que eu gosto bastante, está em Jó 41:22b -  (...) diante dele até a tristeza salta de prazer. 

Gosto desse texto pois ele expressa o que é realmente a felicidade. Uma pessoa que é feliz, ainda que esteja triste e angustiado, não se entregará a melancolia, e encontrará seu caminho de volta. Diferente de quem não é feliz.. que vive entregue a depressão, melancolia, murmuração, ingratidão e etc..

Bem, mas hoje quero falar do Elogio como mais um passo da felicidade. 

Você sabe elogiar e receber elogios? Muitas pessoas tem bastante dificuldades em elogiar, e tbm em receber elogios.

Me lembro na época em que eu cantava.. e quando terminava, todo o  pessoal vinha me elogiar dizendo o quanto eu cantava bonito.. e etc.. eu insistia em ver defeitos e desmerecer o elogio. Eu dizia: Que nada, hoje to rouca, to gripada.. garganta doendo... ah, eu não canto bem assim não..... ah, tem quem cante melhor.... e etc... Eu nunca conseguia dizer simplesmente: Obrigada! Eu tinha que me desmerecer... claro, nunca (antes) me achava capaz de nada.. não achava que eu fosse boa em alguma coisa... Até que entendi e aprendi que, se alguém me elogiou é porque mereci. E desde então passei a agradecer os elogios.

Talves você tbm seja assim ... alguém diz: Nossa, como seu cabelo está bonito!!!! E você responde : é, mass........ 

Olha, experimente por favor... quando alguém te elogiar, RECEBA o elogio, ACEITE-O, MEREÇA-O e simplesmente agradeça. Somos ainda mais felizes quando passamos a aceitar o que somos, como somos, e a entender que merecemos os elogios. Tá combinado assim? Da proxima vez então voce promete que vai receber o elogio e agradecer, sem querer justificar ou se menosprezar?  Ok então, eu confio em voce!!

Agora, outro ponto importante. Quem não consegue receber elogios, não consegue elogiar. Mas você pode treinar... No começo será bastante difícil, mas voce consegue. 

Vou te dar umas dicas tá?

Óh.. se você é casado(a).. voce pode começar a praticar com seu conjuge. Puts, nunca elogiou o seu conjuge e tem vergonha? Ah não, pára com isso tá... precisamos evoluir.. e crescer dói mesmo.. mas vale a pena, eu te garanto.

Então vamos la!!!!

- Você é muito bonito(a).
- Seu sorriso é muito bonito.
- Seu sorriso me encanta.
- Voce tem os olhos lindos.
- Voce é muito inteligente.
- Sua roupa é muito bonita.
- Voce cozinha muito bem.
- Voce cuida de mim como ninguem.
- Como voce é especial para mim ..
- Voce fica muito bem com essa roupa..
- Adorei o corte do seu cabelo.
- Voce ensina muito bem.
- Voce canta, toca um instrumento, trabalha, e etc.. muito bem.
- Seu trabalho esta otimo
- Seu desenho esta maravilhoso (para os filhos)
- Sua amizade me alegra muito
- Como voce é lindo meu filho(a)
- e etc..

Procure encontrar muito e muitos motivos para elogiar. Eu costumo algumas vezes tirar algunas minutinhos e ficar elogiando cada pedacinho do corpo dos meus filhos. Eu começo pelo cabelo e termino com o pé.. Digo: Nossa meu filho, que cabelo lindo !!!... Que olhinhos mais lindos que voce tem. Mamae ama seu nariz, é tão redondinho...!!! Mamae acha lindo o seu pézinho...!!  e por ai vai..

Quanto ao meu marido, eu costumo dizer que ele tem os olhos lindos, a boca linda, as pernas lindas e por ai vai .... Costumo dizer o quanto ele é inteligente e faço-o reconhecer o seu valor. 

Li certa vez um texto em que o autor disse mais ou menos assim: Se nesse momento voce nao consegue encontrar nada para elogiar seu conjuge, comece elogiando o botão de sua camisa, mas elogie alguma coisa. Diga: Que botão bonito dessa camisa!!!... E a cada dia, elogie alguma coisa diferente.

Faça disso um hábito em sua vida, bem como o agradecimento. Tenha certeza que voce será muito feliz se começar a mudar essas pequenas coisas em voce. Já reparou o quando reclamamos do OUTRO, e esquecemos de mudar os NOSSOS hábitos de vida? Comece a mudança por voce. Se voce pensa que o outro não te faz feliz, e fica esperando que o outro mude de comportamento para que voce seja feliz, acredite, voce vai morrer infeliz, a menos que voce começa agora mesmo a olhar para voce e começar a tranformaçao a partir de pequenas mudanças diárias..

Elogie seu conjuge, filhos, amigos, vizinhos, chefes, professores, alunos, elogie o seu cachorro, gato, papagaio... elogie a sua casa.. é mesmo!!! É serio, não ria, to falando serio.. elogie a sua casa. Ela merece, porque nao? Nao é ela que te abriga? Elogie. E por favor, não se esqueça: Elogie primeiramente a voce!! A cada manha, quando voce acordar, elogie-se. Elogie o seu sono, elogie o seu corpo...

Olhe-se no espelho bem dentro de seus olhos, e diga o quanto voce é bonita(o) e o quanto voce se ama. Voce merece!! Afinal, voce faz toda a diferença na historia da humanidade. Sem voce, a historia nao seria a mesma. Entao elogie-se e diga o quanto voce é importante.

Acredite na sua capacidade. Eu acredito em voce!!
Eu te digo: Obrigada por visitar meu blog. Voce faz dele um blog abençoado, animado e alegre. Voce é muito especial pra mim. Receba minha gratidão com carinho ta?

Então meus queridos leitores, é isso ai por hj. 

Ate amanha!!!  :o)

Humor:
Mudar: Indisciplina... Humpfff!!!!

Recadinho: 

- 27 - 




Quando me amei de verdade,
desisti de ficar exausta
por me empenhar tanto.
Extraido do Livro: Quando me Amei de Verdade
Kim McMillen & Alison McMillen


✽✽✽

3 comentários :

  1. Andressa, além de elogiar, aprendi a agradecer. Inventei o Dia da Gratidão, para que neste dia que escolhi na semana, seja o dia oficial para eu lembrar de pessoas que fazem a diferença na minha vida e querem devem saber disso de alguma forma, via telefone, email, mensagem, pessoalmente com um abraço. E olha que loucura, o mesmo lance do elogiar, as pessoas ficam sem saber como reagir. Estou adorando fazer o dia da gratidão, pq muitas transformações estão sendo realizadas, o amor transforma!!!
    Beijos, Bia Santos
    Mulher Apaixonante: assim sou, assim serei

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!!!!!! Me faz muito bem ler suas postagens... obrigada por fazer isso pelas pessoas... jamais pense em abandonar isso, vc é iluminada!!

    ResponderExcluir
  3. Elogiar? Opaaa é pra já!
    Vc é uma amiga linnnda, atenciosa, sincera, muito, muito, muuuuito preciosa que eu vou amar para sempre! Seus olhos são lindos! Seus pés muito cute, cute e suas mãos uma gracinha! Super combinam com suas unhas pequeninhas e sempre bem-feitinhas. Vc faz coisas lindas! Vc é amável e muito querida! É muito bom estar ao seu lado, ouvi-la falar, falar e falar... Dentre outras coisas, vc nasceu para ser a minha amiga! E eu vou cuidar da nossa amizade para todo o sempre e sempre e sempre, amém!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa