# Dia 08 - Seja Alegre.

09/07/2010







Oi meninas lindas!!! (e meninos lindos tbm). Vamos meditar hoje nesse lindo verso de Provérbios?

Você está enferma? Por experiência posso dizer que verdadeiramente a alegria é como um bom remédio. Dor de cabeça, dor nos ossos, no corpo, doenças respiratórias, dor de estomago,  etc.. tudo isso é fruto de não-perdão, mágoa acessa, ira, raiva. Um coração alegre tras saúde para o corpo. Afinal, alma e corpo estão fundidos.  Se sua alma não vai bem, nada vai bem. Seja alegre. Se você não sabe como, descubra, mas seja alegre.

Nossa meditação para hoje é essa ai. Pensem bastante em como vocês podem desenvolver a alegria na vida de vocês.

Beijocas e até amanhã.

Emoção: Feliz. Alegre e me amando muito. Eu sou mais eu. *rss
Refletir: A alegria me cura. Voces sabiam que a gargalhada pode curar doenças? Pois é...!!!
Mudar: Afff, irritabilidade, impulsividade. Nossa, vou passar o ano todo tentando mudar isso ai.. É o 
que mais tá pegando no momento kkkkkkkkkkk

Recadinho:

A importância da risoterapia 
Por Fabiana Barbosa

Rir é um santo remédio. 

Rir é saber correr o risco de fazer papel de bobo. 

Quando rimos movimentamos mais de 400 músculos em todo o organismo, oxigenamos os pulmões e estimulamos a circulação sangüínea. 

Cientistas afirmam que 5 minutos de riso são equivalentes a 45 minutos de ginástica aeróbica. 

Vamos resgatar a criança dentro de você e tornar-se um ser humano mais feliz? 

Veja os 10 benefícios do riso: 

1.Fortalece os relacionamentos;

2.Diminui chances de demissão; 

3.Aumenta a produtividade; 

4.Impulsiona a criatividade; 

5.Controla o estresse; 

6.Excelente exercício para o sistema cardiovascular; 

7.Estimula os órgãos internos; 

8.Estimula o sistema imunológico; 

9.Suaviza a dor; 

10.É divertido! 



Estamos lidando diariamente com injustiças sociais, desempregos, fome, miséria, repressões, pressões, dificuldades, problemas econômicos e stress, afetando o ser humano devido às crenças, tradições e traumas transmitidos pela nossa educação familiar e social. As pessoas reagem com amargura, indignação, ansiedade, depressão, melancolia, medo, conflitos, pessimismo, raiva, mau humor, sofrimento e tristeza. 

A expressão facial demonstra constantemente como o indivíduo está se sentindo. Se você começar a observar as expressões corporais, verificará que a maioria das pessoas não está feliz, ao contrário, estão sempre muito estressadas e de cara amarrada. 

Os estados emocionais negativos geram energia condensada, provocando a desarmonia interior. Quando ocorre o desequilíbrio, o indivíduo tem sua auto-estima comprometida e o sistema imunológico também é afetado. Se o indivíduo não buscar recursos para lidar com esse desequilíbrio, iniciará um processo psicossomático, doenças que surgirão como manifestação. É como se o seu corpo lhe dissesse: "olha você não esta bem é hora de respeitar os seus limites e buscar o equilíbrio". Quantas pessoas estão doentes por não administrarem suas emoções? Há quanto tempo não dão boas gargalhadas? Há quanto não olham para a janela e vêem o lindo dia que se inicia ou ao menos se olha no espelho para desejar a si mesmo que tenha um ótimo dia! 

O processo de mudança ocorre em cada pessoa a partir do momento em que toma ciência de suas condições atuais e parte para uma revisão de hábitos. Para haver a mudança interior e para que as atitudes sejam condizentes com uma nova forma de viver em harmonia consigo mesmo e com todos em sua volta, a reformulação dos pensamentos é fundamental . O ser humano necessita criar hábitos saudáveis de vida, cultivar novos valores, novas crenças, novos pensamentos, novos sentimentos e novos comportamentos. 

A cura interior é um processo terapêutico e o trabalho de cura depende somente de você. É a liberdade para expressar suas idéias, pensamentos, sentimentos e talentos. 

Hipócrates, o pai da medicina no século IV a.C. já utilizava animações e brincadeiras na recuperação de seus pacientes. 

Darwin, pioneiro nos estudos dos movimentos expressivos da comunicação não-verbal, classificou o sorriso e o riso entre movimentos expressivos inatos e universais. 

Freud, dizia que uma cena cômica e o riso proporcionam saúde física e mental das pessoas. 

O médico norte-americano Hunter Adams, vem utilizando com sucesso, desde os anos 60, o riso como agente de cura, uma eficiente ferramenta terapêutica que favorece a recuperação e a cura dos pacientes. 

Frans Alexander, Psicanalista do Instituto de Psicanálise de Chicago, concluiu em suas pesquisas que o “caráter liberador do riso é um meio de extravasar as tensões e de se evitar as doenças psicossomáticas”. 

E assim, temos inúmeros cientistas, filósofos, psicólogos e outros profissionais que descobriram que rir é o melhor remédio para a cura de todos os males, no corpo físico, mente e espírito. 

Então o que você está esperando? Que tal começar a rir agora mesmo? 

Quando você está rindo de verdade, está trabalhando com a contração de todos os músculos da face, ativando toda a circulação sangüínea e proporcionando ao corpo um grande bem estar. 

A sua fisionomia ao sorrir ou rir, fica muito mais bonita. 

A fisionomia de quem não tem o hábito de sorrir ou rir é sempre fechada, triste, amarrada, emburrada, séria... 

Rir é saber viver superando os problemas, doenças, medos e outros sintomas negativos. É aprender a lidar com os conflitos internos e externos com amor. é aprender a viver com total intensidade no aqui e agora. 

Quando conscientizamos de que a vida é feita de desafios e aprendemos a viver com esses desafios e sorrindo, estamos curando nossos sofrimentos com sabedoria. Logo, esses desafios vão suavizando os seus aspectos, ficando mais leves e fáceis de solucionar, ao contrário de quem faz a opção pelo mau humor. 

Não adianta sorrir só com os lábios para demonstrar aos outros uma falsa alegria, a pessoa precisa sorrir de dentro para fora, ou seja, de si para os outros. Não é fingir ou brincar de rir, é rir de verdade e com vontade. 

O riso proporciona harmonia das funções corporais e emocionais, que nos permite viver com alegria, felicidade, prazer e satisfação. 

Quando estamos de bem com nós mesmos, com a natureza, com as pessoas, com as coisas, com o planeta, com o universo, estamos felizes. 

Rir é agradável e faz bem, deixa o corpo e a mente com defesas contra as doenças do meio externo, melhora a circulação e a pressão arterial. Libera “endorfinas”, que promovem uma sensação de bem-estar geral e, melhor, não tem contra-indicações. 

As pessoas com problemas de mau humor merecem nossa atenção especial, elas precisam de tratamento terapêutico adequado para melhorar sua auto-estima. 

O mal-humorado é uma pessoa em desequilíbrio, que tem problemas como culpas, frustrações, indignações, revoltas ou traumas e que inconscientemente sente-se bem em ser infeliz, em sofrer, em reclamar, em ser vítima, em ser um desmancha prazeres, em semear o mau humor, provocando uma verdadeira reação em cadeia por onde passa, contagiando negativamente as pessoas, simplesmente porque tem dificuldades relativas a afetividade. Dar e receber afeto, doar e receber amor, amar e ser amado e sorrir, para essas pessoas constituem um verdadeiro problema. 

O mal humorado nunca fica feliz vendo outro feliz, a felicidade do outro lhe incomoda, inconscientemente fará de tudo para estragar a felicidade da outra pessoa. 

Há uma diferença em rir sem prejudicar ou humilhar a outra pessoa, isso daremos o nome de empatia. Devemos usar a empatia no treino do riso diário e também nos colocarmos no lugar do outro. 

Comece a rir agora mesmo, não perca tempo, isso é promover alegria e bem estar para você e para todos em sua volta.


Fabiana Barbosa é Psicanalista, Terapeuta Holística e Diretora do Instituto Polimento do Ser

PS: Minha dica - Assista filmes, teatro e videos de comedia. Leia livros engraçados, ouça piadas.. Te fará um bem enorme!!!


✽✽✽

2 comentários :

  1. A Alegria do Senhor é a nosa força.
    Cada dia melhor os seus textos..parabens! Bjos na alma

    ResponderExcluir
  2. Ri nos dá força e ainda "mata" o inimigo de raiva!! rsrsrs...
    Um amigo meu chegou certa vez perto de mim e fez o seguinte comentário:
    - puxa você não tem problemas né? Está sempre rindo!!
    Não me lembro o que respondi, na verdade eu acho que só sorri pra ele.
    Já me "afundei" com problemas grandes e pequenos e isso não resolve. Hoje eu faço de tudo para não me "afundar" mais, me firmo nas promessas de Deus para minha vida, tento elevar meus pensamentos às coisas do "alto". Não é fácil, mas é possível. E rindo ajuda a abrir caminhos.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa