# Dia 01 - TPM

01/07/2010





Olá meninas (e meninos se houver *rs). Bem, hoje é o primeiro dia do nosso Desafio e já quero falar de TPM. Ai ai ai... HOJE a bendita está aqui em casa tomando café comigo.
Ontem ao me deitar para dormir, me bateu uma angustia sabe? Aquela sensação de rotina... mais um dia !!!!! Ai então me dei conta que estou no meu periodo de TPM.

Acredito que a maioria aqui também passe por isso. Então resolvi postar sobre assunto porque pode ajudar, ok?

Olha, eu sofro de TPM há muitos anos. Já tive crises beeemmmm fortes de me deixar quase louca.. Hoje já consigo identificar esse periodo e me controlar bem. Talvez a dica que irei dar não sirva pra você, mas pode servir pra outras pessoas... Então releve se você achar que estou falando de coisas que você já está careca (opsss) de saber, ok?

Os sintomas da TPM começam a aparecer por volta de uns 5 dias antes da menstruação vir. É bom você ter um caderninho para agendar as datas da sua menstruação e marcar de vermelho os dias em que você estará de TPM. Isso será muito útil pra evitar dores de cabeça *rsssssss...


Pra você identificar quando está de TPM, voce precisa conhecer o seu periodo menstrual, se é de 21, 28 ou 30 dias.. ou outro ciclo. O meu ciclo é de 28 dias por conta da pílula. Se você não sabe qual é o seu periodo, faça o seguinte: No primeiro dia que descer a sua menstruação (aquela borrinha de café) você começa a contar, Dia 1. Anote em um caderninho pra você não se perder. Conte quantos dias a partir do Dia 1, sua menstruação descerá novamente. Geralmente o ciclo é de 28 em 28 dias. Então, se sua menstruação veio por exemplo no Dia 1 de Julho,  ela voltara novamente no dia 28. É claro que os dias não são exatamos, afinal, fatores como estresse, depressão, remedios, alimentação e etc.. influenciam na menstruação. Portanto, se atrasar uns 2 dias, ainda está dentro do padrão. (Claro que se atrasar uma semana, é interessante fazer o teste de gravidez). 

Você sabendo quando aproximadamente sua menstruação vai descer, voce identifica o dia em que estará de TPM. Como no exemplo acima, se a menstruação virá no dia 28, então, por volta dos dias 24, 25, você já estará em ebulição!!!

Eu costumo ter essas datas anotadinhas. Assim, quando a agressividade desponta, já sei que é TPM.

Conselho para esse período: 

Desde quando identifiquei o periodo em que estarei de TPM, tenho procurado observar o meu comportamento, meus sentimentos e minhas atitudes diante das circustâncias. 

Ontem por exemplo, tive um momento de angustia e tristeza, mas entendi que se trata de TPM e apenas ignorei.

Já tomei atitudes das quais me arrependi, quando estava de TPM. Hoje, procuro não responder, não tomar decisões se estou nesse periodo. Um exemplo.. já aconteceu de eu receber um email um pouco ofensivo, e na hora fui responder com toda a agressividade possível. Mas, quando estava para clicar no Enviar, me toquei que estava de TPM e pensei: - Não vou enviar esse email, pois cada linha está sendo escrita com carga agressiva derivada da TPM. Vou esperar até semana que vem, pois tenho certeza que meu pensamento será outro.

E assim eu fiz. E quer saber? Já no dia seguinte eu não pensava mais daquela maneira. *rs..

É fato. Muitas discussões podem ser evitadas se você souber entender esse seu tempo cavernoso.

Portanto querida leitora, conheça o seu período, não tome decisões nesses dias, e avise os seus familiares, especialmente marido e filhos, que você sofre de TPM, pra que eles tenham paciência com você nessas datas.


Minha emoção hoje: Me amando.
Algo para refletir: TPM
Algo para mudar: Ansiedade


Recadinhos:

Meninas que deixarm recados. Li cada um deles, com todo carinho. Vi que a maioria está em busca de perdoar, livrar-se da mágoa, não é mesmo? Oh bichinho complicado esse, não? Mas olha, continuem visitando o 365 Dias, pois irei postar detalhadamente sobre esses assuntos. Você precisa ter paciencia para a mudança. Não conseguimos mudar da noite para o dia. É um processo. Leva teeemmmpoooo.. mas vale a pena viu?

Eu tinha um outro assunto pra falar, mas acho que o post ja ficou extenso. Amanha trago a meditação que queria colocar aqui. 

Então até amanhã. 
Beijocas lindas!!!

Ps:  A única pessoa com a qual você terá que conviver intimamente, por 24h, 30 dias por mes, e 365 dias ao ano, é VOCÊ. Que tal melhorar o relacionamento com você mesma? Afinal, pensa como é chato você conviver com alguém insuportável? Já que não podemos nos livrar de nós mesmas, então vamos nos abraçar e nos amar. Beije-se!.



✽✽✽

7 comentários :

  1. Eu já sofri muito com isso. Hoje tomo uma injeção que não fico menstruada e como consequência não sofro de tpm. É um coisinha chata essa tpm ... rsssss
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma TPM terrível. Tento me controlar, como você mesma disse a gente sabe o que é, mas algumas vezes dou o "enter" antes de pensar. Glória a Deus nunca fiz nada que causasse prejuízo a ninguém.
    E como observei que ela deu uma piorada e não consegui me controlar como de costume, já tratei de ir ao médico e já estou medicada.
    Deixar que outros também sofram por uma coisa pode ser controlada não é justo, nada justo...
    Amei seu texto e suas verdades.
    Obrigada pela dedicação e carinho em cada palavra.
    Beijo
    E estou me amando...

    ResponderExcluir
  4. Seja TPM ou DPM (nomeado pelo meu marido)= dengo pré menstrual tenho melhorado com Omega 3 e florais... indicação da minha terapeuta ... qdo fazia.
    Bjos a tdas

    ResponderExcluir
  5. Amiga... eu tenho tpm??? Não né??? Ou tenho e não sei?

    ResponderExcluir
  6. Nossa...vc descreveu direitinho várias coisas que já aconteceram comigo. Eu sofro de TPM a algum tempo, acho que coisa de uns 2 anos (não sei se é o tempo que tenho a TPM ou o tempo que aprendi a definir o meu estado emocional nessa época).
    Mas enfim...
    eu gostei muito do seu projeto...achei tudo de bom...
    Já te seguia no outro blog e vou seguir aqui....
    Me dá uma visitinha qualquer hora..
    http://cantinhoquaseperfeito.blogspot.com/

    Bjinhossssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu unca tive muito tempo pra perceber a TPM, sempre tive que doutrinar meu tempo entre meu trabalho, casa, filhos e marido, agora eu estou com tempo de sobra em casa, não sei bem o que iso TPM, sei que existe, devo ter, mas não indentifiquei ainda, kkkk

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Panelinha Feminina e por
deixar um comentário.
Responderei seu comentário aqui mesmo, assim que possível.
Por isso se você espera uma resposta do seu comentário, venha verificar se já te respondi. Deixe também o link do seu blog para que eu lhe faça uma visitinha.
Beijos
Andressa